sáb., 12 de fev. | http://conecttamindfulnesscompaixão.com

Workshop Internacional "Autocompaixão: um antídoto para a vergonha"

Workshop Internacional "Autocompaixão: um antídoto para a vergonha"

Horário e local

12 de fev. 10:00 – 13 de fev. 13:15
http://conecttamindfulnesscompaixão.com

Sobre o evento

WORKSHOP INTERNACIONAL "Autocompaixão: um antídoto para a vergonha"

Presented by Christopher Germer, Ph.D. and Marta Alonso Maynar, Psicóloga Especialista en Psicología Clínica.

12 e 13 de fevereiro de 2022

Das 10h às 13h15 (15 min de intervalo)

Com tradução simultânea

“O princípio mais profundo da natureza humana é o desejo de ser apreciado.”  – William James

A vergonha está em toda parte. Sempre que nos sentimos mal conosco, por qualquer motivo, sentimos um toque de vergonha. A vergonha pode ocorrer quando nos sentimos julgados pelos outros ou quando julgamos a nós mesmos. Isso pode acontecer quando fazemos algo errado e quando somos totalmente inocentes do erro. A vergonha atinge o âmago de nosso ser, mas não tem nada a ver com quem realmente somos.

A vergonha é a emoção humana mais difícil. O que torna a vergonha tão desafiadora é que a maioria de nós prefere fazer qualquer coisa do que sentir vergonha. Nosso primeiro instinto é "ficar pequeno, ficar em silêncio ou ir embora." Às vezes vamos para o ataque, criticando a nós mesmos ou aos outros. Também podemos tentar nos entorpecer escapando para comportamentos prejudiciais à saúde. Quando a vergonha está presente em nossas vidas, muitas vezes não há ninguém em casa para trabalhar com ela.

A autocompaixão é um antídoto para a vergonha. É o oposto da vergonha - bondade consigo em vez de autocrítica, humanidade comum em vez de isolamento e mindfulnesss em vez de ruminação. O processo de aliviar a vergonha começa reconhecendo que a vergonha é uma emoção inocente - surge do desejo universal de ser amado. Se não quiséssemos ser amados, não sentiríamos vergonha. O próximo passo é dar a nós mesmos a compaixão de que tanto precisamos - autocompaixão.

Junte-se a Chris Germer, PhD, psicólogo clínico e co-desenvolvedor do Programa de Mindfulness e Autocompaixão Mindful Self-Compassion, e Marta Alonso, psicóloga clínica e pioneira em trazer a autocompaixão para a Iberoamérica, para um workshop experiencial online de 6 horas, incluindo aulas, meditação, pesquisa, exercícios e discussão. Será oferecida uma nova visão não patológica da vergonha através dos olhos da compaixão.

Este workshop é uma jornada experimental para a autocompaixão pela vergonha. Exploraremos a natureza da vergonha, suas causas (incluindo a opressão social) e aprenderemos habilidades simples para identificar a vergonha em nossas vidas diárias e transformá-la, com segurança e eficácia, por meio do poder da autocompaixão. Os praticantes de meditação serão capazes de integrar essas ferramentas em suas práticas contemplativas e os psicoterapeutas aprenderão novas habilidades para trabalhar com a vergonha em ambientes clínicos.

OBJETIVOS

1. Resumir a teoria e a pesquisa sobre a vergonha

2. Identificar as origens evolutivas e de desenvolvimento da vergonha

3. Aplicar os três componentes da autocompaixão à experiência da vergonha

4. Integrar as habilidades de autocompaixão para com a vergonha na vida diária.

5. Ensinar práticas simples aos clientes para aliviar a vergonha

PROGRAMA

DIA 1 - AUTO-COMPAIXÃO: UM ANTÍDOTO À VERGONHA

• O que é autocompaixão?

• Como praticar de modo seguro com a vergonha

• O que é vergonha?

• Autocompaixão como antídoto para a vergonha

• A vergonha como uma emoção inocente

DIA 2 - CURA DA VERGONHA COM AUTO-COMPAIXÃO

• Identificar obstáculos pessoais à autocompaixão, especialmente a vergonha.

• Explorar os 3 paradoxos de cura da vergonha:

• A vergonha parece censurável, mas é uma emoção inocente.

• A vergonha parece isolar, mas é uma emoção universal.

• A vergonha parece permanente, mas é uma emoção temporária.

• Experienciar cada paradoxo por meio da prática pessoal.

QUEM PODE REALIZAR ESSE WORKSHOP?

Este workshop é apropriado para indivíduos que já têm alguma experiência na prática de autocompaixão e / ou mindfulness, e não é apropriado para aqueles que são novos no conceito de autocompaixão. É relevante para o público em geral, bem como para a prática de profissionais de saúde mental. Os participantes podem esperar sentir vergonha e outras emoções desafiadoras neste workshop, então eles concordam com antecedência em assumir a responsabilidade por sua segurança emocional e bem-estar. Este workshop é igualmente relevante para profissionais de saúde e pessoas do público em geral.

Currículos

CHRIS GERMER:

Chris Germer, PhD é psicólogo clínico e professor de psiquiatria (meio período) na Harvard Medical School. Ele co-desenvolveu o Programa de Mindfulness e Autocompaixão Mindful Self-Compassion (MSC) com Kristin Neff em 2010, sendo que o MSC já foi ensinado a mais de 100.000 pessoas em todo o mundo. Eles foram coautores de dois livros sobre MSC, The Mindful Self-Compassion Workbook (Manual de Mindfulness e Autocompaixão - Ed. ArtMed) e Teaching the Mindful Self-Compassion Program.

Chris passa a maior parte do tempo dando palestras e liderando workshops em todo o mundo sobre mindfulness e autocompaixão. Ele também é o autor de The Mindful Path to Self-Compassion; ele co-editou dois volumes importantes sobre psicoterapia, Mindfulness and Psychotherapy (Mindfulness e Psicoterapia - Ed. ArtMed), e Wisdom and Compassion in Psychotherapy; e ele mantém um pequeno consultório particular em Arlington, Massachusetts, EUA.

MARTA ALONSO:

Marta Alonso Maynar (http://www.globalc.es ), é psicóloga colegiada e especialista em psicologia clínica pelo Ministério da Educação e Ciência da Espanha. Como psicóloga clínica, ela se especializou em tratamentos baseados em mindfulness e compaixão. Marta possui um Mestrado Avançado em Psicologia Clínica e outro em Psicoterapia Infantil e Adolescente. Foi professora do Colégio de Psicólogos de Valência e docente em numerosas instituições e Universidades nos últimos dezessete anos e leciona nas principais universidades espanholas, formando psicoterapeutas. Sua carreira se desenvolveu principalmente nas áreas de ensino de compaixão e mindfulness a terapeutas, especialmente sobre como integrá-los em Transtornos de ansiedade e relacionamentos saudáveis vs. dependências emocionais. Ela também ministrou vários workshops de Autocompaixão na Prática Clínica com o Dr. Chris Germer internacionalmente. Ela é membro do Conselho Executivo do Centre For Mindful Self-Compassion. Além disso, é Teacher Trainer do Programa Make Friends with Youself (uma adaptação do MSC para adolescentes) e Teacher Trainer e supervisora do MSC.

Compartilhe esse evento