top of page
  • Foto do escritorconecttamindfulnes

O cultivo da bondade amorosa e a neuroplasticidade no nosso cérebro

Atualizado: 10 de fev. de 2020

Texto em espanhol escrito por Dharmakirti Zuazquita. Tradução: Erika Leonardo de Souza

Para ler o texto original, clique aqui.


A bondade é uma das qualidades fundamentais que podemos ter e, também, uma das mais poderosas. No budismo, é conhecida como metta - abrir o coração a tudo o que encontrarmos. Dentro de todo sentimento amigável está a semente de metta, esperando para se desenvolver ali mesmo, em meio às condições de nossa vida cotidiana.

A partir desse pensamento, podemos explicar o que é meditação mettabhavana ou bondade amorosa. Em Pali, a língua antiga da Índia, Bhavana significa "cultivo" ou "desenvolvimento", portanto, mettabhavana seria traduzido como o cultivo ou desenvolvimento da bondade amorosa.

Metta é uma resposta emocional positiva e criativa que também podemos estender a conceitos / valores como amabilidade, solidariedade, tolerância, alegria, afeto, reconhecimento, respeito, compreensão, compaixão.

Buda ensinou essa prática como um antídoto para o medo, a base de nosso sofrimento que se expressa no estresse e na ansiedade com que enfrentamos as situações adversas da vida.

Quando somos amáveis e compreensivos conosco e com os outros, é mais provável que aprendamos com a experiência, além de sermos mais colaborativos, solidários, compassivos e apoiar nossos esforços para fazer o que for preciso. Costuma-se dizer que na evolução do ser humano "o mais forte" sobrevive, mas essa concepção está sendo reavaliada porque talvez, nesse processo, a verdade é que "o mais amável" tenha tido um peso mais importante.

Metta não é algo romântico, não é rosa, nem significa fingir ou ignorar os problemas que existem no mundo ou em nossa mente-coração. Pelo contrário, é uma tentativa séria de imprimir uma virada radical em nossa consciência, que ocorrerá cumulativa e progressiva com a prática.

A prática de Metta não consiste em se auto iludir, fingir ou disfarçar nossas emoções, se ao conectar-se a elas algo que não é muito positivo emerge, porque notamos claramente nosso sentimento de indiferença ou irritação, não é uma questão de encobri-lo, fazendo ressoar muito alto a frase ou algo assim.

Reconhecer o que sentimos é imprescindível para poder transformá-lo e talvez leve um pouco de tempo para ir mais além de nossas respostas emocionais automáticas.


Uma visão da vida

Metta está relacionado a uma visão da realidade que diz que nada existe independentemente do outro, que toda a existência é uma vasta rede de fenômenos interconectados e interdependentes, formando algumas condições para a existência de outras. Isso diz respeito a tudo, desde uma tempestade até, é claro, um ser humano.

Em seu livro "Amor 2.0", a pesquisadora Barbara Fredrickson diz: "O amor é a chave para melhorar a saúde mental e física, além de prolongar nossa vida. Pesquisas clínicas indicam que o amor (entendido não como aquele sentimento retirado de uma raiz romântica, mas como "os momentos de conexão significativa entre as pessoas") é capaz de produzir resultados surpreendentes em nosso corpo e em nossa psique".


Prática

A prática da meditação formal mettabahavana consiste em cinco etapas. Primeiro desenvolvemos metta para nós mesmos; depois para um bom amigo; depois para uma pessoa indiferente ou neutra; depois para uma pessoa difícil ou inimiga e, finalmente, a todos os seres.

A tradição budista afirma que, embora nossas atitudes emocionais básicas estejam profundamente enraizadas, mudá-las está ao alcance de todos, se soubermos como fazer isso. Tudo o que é necessário é fazer um esforço contínuo.

Essa prática não é isenta de desafios, pode ter um efeito poderoso sobre quem a pratica, não só ajuda na transformação dos estados mentais e emocionais, mas também cria uma base para a ação, comunicação compassiva e interação com os outros. Metta, às vezes também conhecido como "amor incondicional", é uma qualidade expansiva e radiante que começa com a transformação do indivíduo, mas seu objetivo a longo prazo é a transformação global da sociedade e de todos os seres.

" Assim como o sol, que não seleciona quem brilhará com sua luz e seu calor, quando você sente metta, não escolhe a quem beneficiará dessa maneira, nem a guarda para aqueles que considera dignos dela ". U. Sangharákshita, Loving Kindness (2014)



Neuroplasticidade

Como disse R. Davidson, doutor em neuropsicologia e pesquisador em neurociência afetiva, "a base de um cérebro saudável é a bondade e pode ser treinada". Prova disso é a alta plasticidade do cérebro - uma das grandes descobertas feitas nos últimos anos - o que significa que está continuamente adaptando e modificando sua arquitetura com base na experiência.

Ou seja, não estamos condenados ao cérebro que nos tocou na sorte, mas, graças a mettabhavana e outras meditações como o Mindfulness, podemos aperfeiçoá-lo. Como nosso cérebro está em constante mudança e adaptação, também podemos direcioná-lo em uma direção mais adequada. É precisamente por esse motivo que a prática mettabhavana e mindfulness foram comparadas com uma espécie de “autocirurgia” cerebral.

Essas práticas de meditação, como mettabhavana ou bondade amorosa e outras específicas que cultivam emoções positivas e éticas, são o coração do programa “Mindfulness e Compaixão para a Saúde - MBPM”, criado por Vidyamala Burch (autora do livro “Viva bem com a dor e a doença” e fundadora do Respira Vida Breathworks).


Velcro e teflon

Outro neuropsicólogo, Rick Hanson, fala sobre o nosso "viés em direção à negatividade". É sobre a herança evolutiva que afeta nossa percepção, especificamente a mente se comporta como um radar, constantemente focando no negativo ou no perigo. Obviamente, isso foi muito útil quando vivíamos na selva e nossa vida dependia disso, mas hoje gera muitos problemas e negligencia experiências positivas e agradáveis.

Especificamente, diz-se que o cérebro atua como um velcro para eventos negativos e como um Teflon para eventos positivos. Portanto, não é nossa culpa ter essa forte tendência evolucionária, mas nossa responsabilidade como seres conscientes é reconhecê-las e gerenciá-las para não gerar sofrimento desnecessário. Através desta ferramenta maravilhosa, da tradição budista contemplativa, a prática da “bondade amorosa / mettabhavana”, estamos reforçando as redes neurais que neutralizam essa tendência ao negativo, por um lado, e também às atitudes hábeis, positivas e éticas, por outro. Podemos até pensar nessas redes neurais como músculos que requerem treinamento disciplinado e constante. Por esse motivo, é importante meditar regularmente.

Além disso, diferentemente dos músculos do corpo que têm um limite em seu desenvolvimento, a vantagem de treinar a mente é que ela pode ser levada muito longe e, de fato, é ilimitada. Precisamente essa qualidade de "amor incondicional" faz parte de um grupo de qualidades chamadas qualidades "incomensuráveis, ilimitadas ou sublimes" (as outras qualidades são compaixão, alegria empática e equanimidade).

Em resumo, como diz Ramón y Cajal, um notável cientista espanhol e Prêmio Nobel de Medicina, "todo ser humano, caso se proponha, pode ser um escultor de seu próprio cérebro". Nunca foi tão bem-sucedido no caso da milenar prática de mettabhavana.



Dharmakirti Zuazquita é diretor do Respira Vida Breathworks e mestre em Mindfulness pela Universidade de Zaragoza. MBPM Sênior Teacher Trainer de professores de mindfulness e compaixão na Europa e na América Latina. Membro co-fundador da Rede Espanhola de Programas Padronizados de Mindfulness e Compaixão; e da associação Meditação e Ciência. Professor do Mestrado em Mindfulness da Universidade de Zaragoza, Faculdade de Medicina da Universidade de Alcalá e da pós-graduação em Terapias de Terceira Geração do Instituto Português de Psicologia. Licenciado pela Faculdade de Ciências Exatas, Físicas e Naturais da Universidade Nacional de Córdoba. Membro ordenado da Comunidade Budista Internacional de Triratna. Coach Ontológico credenciado pelo FICOP.

633 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Os Cinco Mitos da Autocompaixão

Kristin Neff aborda os equívocos que nos impedem de sermos mais gentis com nós mesmos. POR KRISTIN NEFF | 30 DE SETEMBRO DE 2015 A maioria das pessoas não têm nenhum problema em ver a compaixão como u

Post: Blog2_Post
bottom of page